Topo

Líder norte-coreano fará visita oficial ao Vietnã nos próximos dias

23/02/2019 07h43

Hanói, 23 Fev 2019 (AFP) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, fará uma visita oficial ao Vietnã, anunciou neste sábado a imprensa oficial, enquanto Hanói se prepara para receber uma reunião entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, na próxima semana.

A informação da visita oficial foi divulgada pelo ministério vietnamita das Relações Exteriores em sua página do Facebook.

A data da visita não foi citada, mas várias fontes afirmaram à AFP que Kim Jong Un deve chegar ao país entre 25 e 26 de fevereiro de trem.

O encontro de cúpula de Kim e Trump acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro. Esta será a segunda reunião entre ambos, com o objetivo de acabar com o arsenal nuclear de Pyongyang.

No primeiro encontro, em junho do ano passado em Singapura, os dois governantes assinaram um documento com um texto vago no qual Pyongyang se comprometia com a desnuclearização. Analistas esperam que a nova reunião apresente resultados concretos.

Kim deve viajar ao Vietnã de trem e parar na estação de Dong Dang, perto da fronteira com a China, para percorrer o trajeto final de 170 quilômetros até Hanói de automóvel.

As autoridades Hanói determinaram o bloqueio do trânsito das 6H00 às 14H00 de 26 de fevereiro, segundo a imprensa estatal, uma medida sem precedentes que sugere o deslocamento de carro de Kim Jong Un por avenidas normalmente muito movimentada.

O governo vietnamita reforçou a segurança na estação ferroviária de Dong Dang e na rodovia que segue até Hanói.