PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trem norte-coreano que pode estar transportando Kim Jong Un chega à China

23/02/2019 13h50

Pequim, 23 Fev 2019 (AFP) - Um trem que poderia estar transportando Kim Jong Un chegou neste sábado à noite (hora local) a China proveniente da Coreia do Norte, quatro dias antes da reunião cúpula programada entre o líder norte-coreano e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Vietnã.

O comboio atravessou a ponte sobre o rio Yalu que separa a Coreia do Norte da China, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap e o site especializado NK News, enquanto jornalistas presentes na cidade fronteiriça chinesa de Dandong permaneciam afastados da ferrovia por ordem das forças de segurança.

O dispositivo de segurança era impressionante antes da chegada do trem, com barreiras de metal que impediam o acesso a 100 metros dos trilhos e das margens do rio da fronteira, segundo um jornalista da AFP.

Os hóspedes de um hotel em frente à ponte fronteiriça tiveram que deixar o estabelecimento às pressas na sexta-feira.

O motivo oficial foi uma reforma no hotel.

"O trem é longo e cruzou a ponte a uma velocidade menor do que um trem turístico, mas não há dúvida de que é por causa dele, há muita polícia", declarou uma fonte sem se identificar a NK News, em referência Kim.

Apenas as luzes dianteiras da locomotiva estavam acesas ao atravessar o rio. As persianas das janelas do comboio estavam abaixadas.

O sigilo absoluto cerca a agenda do líder norte-coreano antes da reunião com Trump, a segunda entre os dois governantes desde o encontro histórico de Singapura em junho do ano passado.

Diversas fontes vietnamitas indicaram de modo particular que Kim Jong Un seguiria de trem até a estação vietnamita de Dong Dang, na fronteira com a China, e depois prosseguiria de carro até Hanói.

Soldados vietnamitas estavam posicionados ao longo da rodovia que segue da fronteira até a capital, a uma distância de 170 km. As autoridades do país já anunciaram o fechamento total ao tráfego, habitualmente muito pesado, na terça-feira entre 6H00 e 14H00 locais.

O ministério vietnamita das Relações Exteriores anunciou neste sábado que "Kim Jong Un fará uma visita oficial nos próximos dias".

A data da visita não foi citada, mas várias fontes afirmaram à AFP que Kim Jong Un deve chegar ao país entre 25 e 26 de fevereiro de trem.

O encontro de cúpula de Kim e Trump acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro. A reunião deve apresentar mais detalhes sobre o programa de desmantelamento do arsenal nuclear da Coreia do Norte.

No primeiro encontro em Singapura, os dois governantes assinaram um documento com um texto vago no qual Pyongyang se comprometia com a desnuclearização.

Kim viajou até Singapura de avião, mas para esta nova reunião preferiu voltar a utilizar o meio de transporte preferido dos líderes norte-coreanos, o trem.

O itinerário ao longo do território chinês será um desafio logístico.

Da capital norte-coreana até a fronteira da China com o Vietnã são 4.000 quilômetros, uma viagem de aproximadamente 60 horas.

bur-bar/lpt/jz/eg/cn/fp

Internacional