Topo

May promete votação no Parlamento sobre o Brexit até 12 de março

A primeira-ministra Theresa May após votar o acordo do Brexit, em Londres - Reuters
A primeira-ministra Theresa May após votar o acordo do Brexit, em Londres Imagem: Reuters

24/02/2019 12h10

Londres, 24 Fev 2019 (AFP) - A primeira-ministra britânica Theresa May prometeu neste domingo uma votação parlamentar até 12 de março sobre o acordo do Brexit que tenta renegociar com a União Europeia (UE), informa a imprensa.

O Parlamento não votará na próxima semana, mas "faremos que aconteça até 12 de março", disse May aos jornalistas no avião que a transportava para a reunião entre UE e Liga Árabe em Sharm el-Sheikh, no Egito.

May indicou que os negociadores britânicos retornarão a Bruxelas na terça-feira e que no mesmo dia fará um discurso na Câmara dos Comuns.

A primeira-ministra conservadora havia informado antes que dava até terça-feira como prazo para encontrar uma solução ou, em caso contrário, organizaria um debate parlamentar no dia seguinte. Os deputados poderiam votar nesta ocasião a favor de uma emenda que afaste a possibilidade de um Brexit sem acordo.

Os deputados britânicos rejeitaram em janeiro o acordo negociado por May com a UE para o Brexit. Desde então, a primeira-ministra tenta renegociar com Bruxelas uma nova versão do texto, sem sucesso até o momento.

May quer obter "mudanças vinculantes" sobre os dispositivos de segurança ('backstop' em inglês), uma medida polêmica de último recurso imaginada para garantir que a fronteira na ilha da Irlanda permaneça aberta, para não colocar em risco o frágil acordo de paz de 1998.

A UE se recusa a renegociar o tratado de saída, alcançado em novembro após um ano e meio de negociações, mas afirma estar aberta a discussões sobre uma declaração política que esboce os termos da futura relação com Londres.