Topo

UE: Londres deve definir plano antes de pedir prorrogação do Brexit

13/03/2019 07h19

Estrasburgo, França, 13 Mar 2019 (AFP) - O Reino Unido deve decidir que tipo de relação futura pós-Brexit deseja com os 27 sócios europeus antes de solicitar uma eventual prorrogação da data de saída, afirmou nesta quarta-feira o negociador europeu, Michel Barnier.

"Prolongar esta negociação para que? A negociação do Artigo 50 (sobre um acordo de divórcio) terminou", disse Barnier no plenário da Eurocâmara em Estrasburgo (França).

O Parlamento britânico rejeitou pela segunda vez, na terça-feira, o acordo negociado entre Bruxelas e Londres. Os deputados devem decidir nesta quarta-feira se desejam uma separação abrupta em 29 de março.

Em caso de votação negativa para o "Brexit duro", o Parlamento votará na quinta-feira sobre uma eventual prorrogação "limitada" da data de saída, que também deve receber a aprovação dos demais países do bloco.

Barnier afirmou que após as votações, o governo da primeira-ministra britânica Theresa May deve informar a UE sobre "como deseja continuar".

"É responsabilidade do Reino Unido nos dizer o que deseja para nossa relação futura, qual é sua escolha, qual é a sua linha clara", afirmou o negociador europeu.

Para o ex-ministro francês e ex-comissário europeu, esta é a questão que precisa de uma resposta, "inclusive antes de uma decisão sobre uma eventual prorrogação".

tjc/pc/fp