Assassinado no México terceiro jornalista desde o começo do ano
O jornalista Santiago Barroso se tornou o terceiro jornalista assassinado no México este ano depois que indivíduos armados atiraram contra a sua casa em Sonora, estado fronteiriço com os Estados Unidos com forte presença do narcotráfico, informaram fontes oficiais neste sábado (16).
"Lamento o covarde atentado onde perdeu a vida o jornalista Santiago Barroso", escreveu no Twitter Santos González, prefeito de San Luis Río Colorado, o município de Sonora onde morava Barroso.
O coordenador-geral de comunicação da Presidência do México, Jesús Ramírez, expressou sua "indignação por este ataque contra a liberdade de expressão".
Na noite de sexta-feira, o repórter de 47 anos "foi vítima de um ataque a tiros no próprio domicílio e depois que foi transferido para atendimento hospitalar pelos serviços de urgência, faleceu", reportou Contraseña, semanário online para o qual colaborava Barroso.
Segundo este veículo, dois indivíduos que chegaram em um veículo à casa do jornalista "bateram na porta e quando Santiago abriu dispararam à queima-roupa, conseguindo impactá-lo até em três ocasiões, duas no estômago e uma no mamilo esquerdo".
De acordo com meios locais, Barroso investigava a presença do narcotráfico em San Luis Río Colorado.
Este caso se soma à lista de mais de cem comunicadores mortos no México desde o ano 2000, segundo a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF, com sede em Paris).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.