Xi Jinping afirma que China e Europa "avançam juntas"
Paris, 26 Mar 2019 (AFP) - O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nesta terça-feira que China e Europa "avançam juntas", embora às vezes estejam em competição, e pediu que a desconfiança não domine suas relações.
"Apesar dos pontos de divergência, de competição, embora seja uma competição positiva (..) estamos avançado juntos", afirmou o presidente chinês após uma reunião em Paris com o presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
"Não vamos deixar que a desconfiança nos leve sempre a olhar para trás", completou Xi.
Macron pediu ao colega chinês que "respeite a unidade da União Europeia", em um contexto no qual os investimentos de Pequim em certos países europeus provocam temores de divisões.
"Temos divergências", destacou. "Mas respeitamos a China (...) e esperamos naturalmente que nossos grandes sócios respeitem também a unidade da União Europeia e os valores que representa".
vl/fz/jhd/es/zm/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.