Washington diz continuar aberta a diálogo com Coreia do Norte
Washington, 18 Abr 2019 (AFP) - O Departamento de Estado americano disse nesta quinta-feira (18) que continua preparado para negociar com a Coreia do Norte, depois de Pyongyang ter pedido o afastamento do secretário Mike Pompeo de suas futuras conversas nucleares.
"Os Estados Unidos continuam preparados para se comprometer com a Coreia do Norte em uma negociação construtiva", afirmou um porta-voz da pasta.
O porta-voz disse estar a par das declarações da Coreia do Norte pelo afastamento de Pompeo, mas não quis comentar.
Segundo a agência oficial norte-coreana KCNA, o diretor-geral do Departamento de Assuntos Americanos do Ministério norte-coreano das Relações Exteriores, Kwon Jong-gun, disse que, "se Pompeo continuar participando das negociações, (...) vão travar de novo".
O funcionário norte-coreano descreveu Pompeo como "irresponsável".
Um dos mais próximos de Trump na Casa Branca, o secretário Mike Pompeo participou da última cúpula entre o presidente americano e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em fevereiro, e estimulou o presidente a deixar a mesa de negociações.
Pompeo viajou quatro vezes para a Coreia do Norte no ano passado e se pronunciou com esperança sobre um acordo. Ao mesmo tempo, manteve-se firme quanto à manutenção das sanções americanas até que se complete a desnuclearização.
sct/jm/lb/lp-an/lb/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.