Topo

Ex-premiê francês será julgado por caso de empregos fantasmas

23/04/2019 09h52

Paris, 23 Abr 2019 (AFP) - O ex-primeiro-ministro francês François Fillon e sua esposa Penelope serão julgados no caso de empregos fantasmas, informou nesta terça-feira uma fonte judicial à AFP.

Depois de mais de dois anos de investigação, os juízes de instrução recomendaram que Fillon e sua esposa, acusados de apropriação indébita de fundos públicos e de bens sociais, devem ir a julgamento.

Antonin Lévy, o advogado do ex-primeiro-ministro de 65 anos, lamentou que "a imprensa tenha sido notificada antes de Fillon e sua defesa".

"Esta é uma amostra do espírito que conduziu toda a investigação e vamos reagir sobre a substância quando tivermos a oportunidade de ler este documento", disse ele.

A Justiça acusa Fillon, que serviu como primeiro-ministro no governo de Nicolas Sarkozy (2007-2012), de ter empregado de forma fictícia sua esposa Penelope, que teria recebido centenas de milhares de euros entre 1986 e 2013.

As acusações, que surgiram meses antes das eleições presidenciais de 2017, derrubaram o candidato conservador, que chegou a ser o favorito nas pesquisas.

Também responderá na Justiça Marc Joulaud, suplente de Fillon no cargo de deputado enquanto este ocupou diferentes cargos governamentais, por suposto desvio de verbas públicas.

Segundo o jornal Le Monde, o julgamento do casal pode ser realizado no final de 2019.

edy-meb/ra/zm/mr