Topo

Irã denuncia na ONU ação 'provocadora' dos EUA, após derrubada de drone

20/06/2019 19h22

Nações Unidas, Estados Unidos, 20 Jun 2019 (AFP) - O Irã denunciou, nesta quinta-feira, uma ação americana "provocadora" e "muito perigosa" contra sua "integridade territorial", depois de que Teerã derrubou um drone americano em seu "espaço aéreo", em uma carta enviada ao Conselho de Segurança da ONU.

Na missiva, o Irã, que se abstém de pedir uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, afirma que não "busca a guerra" e exige à organização que intervenha para que os Estados Unidos "ponham fim às suas ações ilegais e desestabilizadoras" no Golfo.

O embaixador iraniano na ONU, Majid Takht Ravanchi, indicou na carta - também destinada ao secretário-geral da organização, António Guterres - que o drone americano estava em uma "clara operação de espionagem". E qualificou o voo como uma "flagrante violação da lei internacional".

"Embora a República Islâmica do Irã não busque a guerra, reserva seu direito inerente (...) de tomar todas as medidas apropriadas que sejam necessárias contra qualquer ato hostil de violação de seu território", escreveu o diplomata.

O Irã "está determinado a defender vigorosamente sua terra, mar e ar", disse Ravanchi.

O Pentágono denunciou a derrubada como um "ataque sem provocação" no espaço aéreo internacional, alegando que o drone RQ-4 Global Hawk estava a cerca de 34 km do Irã quando foi destruído por um míssil.

O incidente do avião não tripulado ocorre em meio a altas tensões entre Estados Unidos e Irã, que já havia sido acusado por Washington de realizar ataques contra dois navios petroleiros.

Teerã nega estar por trás desses ataques, mas com frequência ameaça bloquear as rotas marítimas utilizadas para mover grande parte das exportações de petróleo do mundo.

prh/elm/mls/dga/mps/mls/db

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Internacional