Topo

Países do acordo nuclear iraniano se reunirão com Teerã em 28 de junho

20/06/2019 17h20

Bruxelas, 20 Jun 2019 (AFP) - Os países que continuam comprometidos com o acordo nuclear iraniano se reunirão em 28 de junho em Viena para analisar como ajudar o Irã a enfrentar os novos desafios derivados das sanções dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira a diplomacia europeia.

A comissão mista do Plano de Ação Integral Conjunto "foi convocada para examinar a maneira de lidar com os problemas derivados da retirada e da reimposição de sanções pelos Estados Unidos ao Irã", indicou em um comunicado o Serviço Europeu de Ação Exterior (SEAE).

O encontro, que será presidido pela secretária-geral do SEAE, Helga Schmid, e no qual participarão representantes da China, França, Alemanha, Rússia e Reino Unido, também abordará com Teerã seus "recentes anúncios" sobre o cumprimento de seus compromissos nucleares.

Na segunda-feira, o Irã anunciou que suas reservas de urânio enriquecido ultrapassarão a partir de 27 de junho o limite imposto no acordo, aumentando a tensão após a retirada dos Estados Unidos do pacto em 2018.

tjc/jz/db