Topo

Esse conteúdo é antigo

Supremacista branco que liderou Charlottesvile é preso na Flórida

11.agosto.2017 - Manifestação da extrema-direita nos Estados Unidos - Edu Bayer/NYT
11.agosto.2017 - Manifestação da extrema-direita nos Estados Unidos Imagem: Edu Bayer/NYT

02/01/2020 18h47

Um americano ligado vinculado ao movimento neonazista e conhecido por ter liderado a marcha de supremacistas brancos em Charlottesville em 2017 foi preso na Flórida por sequestro e violência doméstica, informou a polícia nesta quinta-feira (2).

Augustus Sol Invictus, de 36 anos, foi preso nesta segunda em Melbourne, leste da Flórida, segundo relatório da delegacia do Condado de Brevard.

A ONG Southern Poverty Law Center, que acompanha os grupos de ódio nos Estados Unidos, identifica Invictus como um extremista da "alt-right", movimento da "direita alternativa" que defende o nacionalismo branco e a "civilização ocidental".

Invictus era considerado fugitivo da Justiça do estado de Carolina do Sul, que lhe buscava por sequestro, violência doméstica e posse de armas durante um crime violento.

Negacionista do Holocausto, Invictus ficou conhecido quando se candidatou, em 2016, ao Senado pelo estado da Flórida.

Um ano depois, ele foi um dos oradores de uma marcha de supremacistas brancos e neonazista em Charlottesville, Virgínia. Na ocasião, uma pessoa morreu e 28 ficaram feridas quando um neonazista atropelou um grupo de manifestantes contrários, que se opunham ao movimento.