Assessor científico de Trump diz que covid-19 pode ser sazonal
Washington, 26 Mar 2020 (AFP) - É provável que o novo coronavírus se torne sazonal, disse nesta quarta-feira o principal consultor científico do presidente dos Estados Unidos sobre a pandemia em curso. Ele insistiu na necessidade de encontrar uma vacina e tratamento eficazes para o patógeno.
Anthony Fauci, um renomado especialista que dirige pesquisas sobre doenças infecciosas nos Institutos Nacionais de Saúde, justificou sua alegação ao destacar que o vírus está se espalhando com mais força no hemisfério sul, a região do planeta que se aproxima do inverno.
"O que estamos começando a ver agora... no sul da África e nos países do hemisfério sul é que estamos começando a ter casos que aparecem à medida que se aproxima a temporada de inverno", disse em entrevista coletiva.
"E se, de verdade, sofrerem uma grande epidemia, será inevitável que tenhamos que estar preparados para a possibilidade de um ciclo repetido", explicou.
"Isso destaca a necessidade de fazer o que estamos fazendo para encontrar uma vacina, testá-la rapidamente e tentar ter uma vacina pronta para o próximo ciclo", acrescentou.
Duas vacinas estão sendo testadas em seres humanos, uma nos Estados Unidos e uma na China, mas, mesmo que bem-sucedidas, é improvável que elas estejam disponíveis dentro de um ano.
Os tratamentos também estão sendo pesquisados, incluindo novos medicamentos ou alguns que já são usados para outras doenças, como a cloroquina, usada contra a malária.
"Eu sei que seremos capazes de parar isso agora, mas realmente precisamos estar prontos para outro ciclo", insistiu Fauci.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.