Facebook oferece US$ 100 mi para ajudar jornais atingidos por pandemia de coronavírus
![Mark Zuckerberg, fundador do Facebook - Chesnot/Getty Images](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/1f/2019/01/19/rede-social-de-mark-zuckerberg-acredita-que-piadinhas-da-internet-podem-resgatar-publico-perdido-1547906844037_v2_900x506.jpg)
O Facebook anunciou hoje que doará US$ 100 milhões para os meios de comunicação atingidos pelas consequências econômicas da pandemia de coronavírus, citando a necessidade de informações confiáveis sobre a crise.
"O setor de notícias está trabalhando em condições extraordinárias para manter o público informado durante a pandemia de covid-19", afirmou o diretor do Facebook responsável pelo relacionamento da rede com a mídia, Campbell Brown.
"Em uma época em que o jornalismo é mais necessário do que nunca, a receita com publicidade está diminuindo, devido ao impacto econômico do vírus", acrescentou.
"Os jornalistas [de veículos] locais estão sendo atingidos, mesmo quando as pessoas procuram informações importantes para manter seus amigos, familiares e comunidades em segurança", completou.
A ajuda inclui US$ 25 milhões em bolsas de emergência para meios locais, por intermédio do Facebook Journalism Project, e US$ 75 milhões em iniciativas de marketing "para transferir dinheiro para organizações de notícias em todo mundo", segundo o comunicado.
O Facebook disse que oferecerá subsídios à "mídia mais carente dos países mais atingidos".
Recentemente, Google e Facebook intensificaram seus esforços para ajudar os meios de comunicação, ao mesmo tempo em que são criticados por dominar a publicidade na internet, dificultando as estratégias dos veículos para obter renda online.
O Facebook também conduz um programa de verificação de fatos ("fact-checkers") com parceiros, incluindo a AFP e outras agências de notícias, como Reuters e Associated Press.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.