Topo

Esse conteúdo é antigo

Maduro 'ordena' internação de 'todos' com a covid-19

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela - Carolina Cabral/Getty Images
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela Imagem: Carolina Cabral/Getty Images

08/04/2020 00h02

Caracas, 8 Abr 2020 (AFP) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou nesta terça-feira a hospitalização de todas as pessoas infectadas com o novo coronavírus no país, onde oficialmente há 166 casos e sete óbitos, e garantiu que há 20 mil leitos para o "isolamento".

"Isto é uma ordem: temos que avançar na internação de cem por cento dos casos, cem por cento!" - disse o presidente em rede nacional de televisão.

"Conseguimos conter a pandemia e na situação em que estamos podemos hospitalizar todos os casos e isolá-los", celebrou o presidente.

Segundo Maduro, há 23.500 leitos disponíveis no país, onde foram habilitados 46 hospitais "sentinelas", sob supervisão militar, para atender aos pacientes com o novo coronavírus.

Mas segundo especialistas independentes há apenas 206 leitos de cuidados intensivos na Venezuela, sendo a metade em Caracas.

A pandemia de covid-19 atinge a Venezuela com sua economia devastada e sérias deficiências em serviços básicos como água, eletricidade e saneamento.

Como parte das medidas para conter a propagação do vírus, o governo decretou há quase um mês um isolamento nacional, suspendendo atividades escolares e de trabalho, assim como voos nacionais e internacionais, exceto de carga.

atm/erc/lr