Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade do Equador construirá dois novos cemitérios para vítimas da covid-19

Caixão no Equador durante crise do novo coronavírus - Marcos Pin Mendez/picture alliance via Getty Images
Caixão no Equador durante crise do novo coronavírus Imagem: Marcos Pin Mendez/picture alliance via Getty Images

em Guayaquil (Equador)

07/04/2020 22h25

A prefeitura de Guayaquil, no Equador, construirá dois novos cemitérios para enterrar as vítimas da covid-19 na cidade, de acordo com um anúncio feito hoje pela prefeita Cynthia Viteri.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela afirmou que "um estará no subúrbio e o outro no norte, no setor de La Casuarina. O sistema será o mesmo do cemitério Parques de La Paz".

"O primeiro será uma expansão do atual cemitério Angela María Canalis, localizado no sul de Guayaquil, e no segundo, que será construído do zero, o trabalho de limpeza já começou".

"Serão 12 hectares no total e haverá cerca de 12 mil sepulturas entre os dois cemitérios. Ambos serão gratuitos e serão em homenagem àqueles que morreram durante esta tragédia para que todos os seus entes queridos possam homenageá-los", acrescentou a prefeita.

A província de Guayas e sua capital Guayaquil são o epicentro do surto da covid-19 no Equador.

Somente essa província registrou 2.534 casos, 67,6% do total no país (3.747, de acordo com o último boletim), e as mortes totalizaram 130, 68% de todo o Equador, embora haja outras 173 mortes não confirmadas, mas aparentemente causada pelo vírus.

O acúmulo de cadáveres gerou uma crise na semana passada que foi resolvida nas últimas horas, embora ainda haja cerca de 1 mil para serem sepultados.

É um processo realizado sem membros da família para evitar surtos de novas infecções. No entanto, os parentes das vítimas que morreram durante a poderão descobrir, a partir de um site oficial, onde seus entes queridos foram enterrados.

Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o presidente equatoriano, Lenín Moreno, indicou que "a partir de hoje, parentes do falecido poderão conferir no site 'Coronavírus Ecuador' em que cemitério estão os restos mortais".

Ontem, 146 vítimas do vírus foram enterradas pela Força-Tarefa Conjunta com aquela cidade, enviadas para acabar com o caos que existia e a disseminação descontrolada do coronavírus.