Topo

Ataque contra comboio humanitário no norte de Burkina Faso deixa 10 mortos

31/05/2020 18h19

Ouagadougou, Burkina Faso, 31 Mai 2020 (AFP) - Um ataque a um comboio humanitário por "grupos terroristas armados" matou pelo menos 10 pessoas na região de Barsalogho, no norte de Burkina Faso, no sábado, anunciou o governo neste domingo.

Este novo massacre atribuído aos jihadistas se soma a outros dois que ocorreram desde sexta-feira, elevando o número de mortos para cerca de 50.

"O ataque ao eixo Foubé-Barsalogho, realizado por grupos terroristas armados, foi dirigido contra um comboio humanitário que voltava de Foubé depois de fornecer comida. O saldo provisório é de 10 mortes (5 civis, 5 gendarmes)", segundo o comunicado.

Um ataque atribuído a grupos jihadistas no leste do país também ocorreu em Kompienbiga, perto de Pama, em um mercado de gado no sábado, matando pelo menos 25 pessoas, segundo o comunicado do governo.

Homens armados "invadiram o mercado de motocicletas e começaram a atirar, especialmente em pessoas que tentavam fugir", disse um vizinho, que mencionou pelo menos "cerca de trinta mortes".

Uma fonte de segurança, que não forneceu um balanço das vítimas, confirmou que "o ataque ocorreu no mercado de gado, que geralmente opera aos sábados", e foi realizado por "elementos de grupos terroristas armados montados em motocicletas".

Esses dois ataques ocorreram após um outro, na sexta-feira, contra um comboio de comerciantes, que deixou 15 mortos em Lorum (norte), também atribuídos aos jihadistas.

pgf/jpc/es/mb/cc