Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro do Congo anuncia nova epidemia de ebola no noroeste do país

Microscópico mostra infecção por ebola - Smith Collection/Gado/Getty Images
Microscópico mostra infecção por ebola Imagem: Smith Collection/Gado/Getty Images

em Kinshasa (Congo)

01/06/2020 18h40

Uma nova epidemia de febre hemorrágica do ebola foi declarada oficialmente no noroeste da República Democrática do Congo (RDC), após o ressurgimento de um foco. O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Saúde, Eteni Longondo.

"Uma nova epidemia de febre hemorrágica ebola foi declarada no noroeste da RDC", declarou o ministro da Saúde, Eteni Longondo, em coletiva de imprensa.

O governo congolês solicitou o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao anunciar o ressurgimento do vírus ebola em Mbandaka, capital da província do Equador, 600 km ao norte da capital, Kinshasa.

As duas cidades se comunicam pelo rio Congo, e ficam a uma semana de navegação uma da outra.

"A OMS tem equipes em Mbandaka para apoiar a resposta à nova epidemia de ebola", informou no Twitter o diretor-geral da agência sanitária da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Desde 30 de maio, foram registrados oito casos, incluindo quatro óbitos, anunciou o ministro congolês da Saúde.

Ele informou que entre estes casos havia alguns confirmados e outros prováveis ainda não confirmados com exames de laboratório.

A província do Equador já foi afetada por uma epidemia de ebola entre maio e junho de 2018, com 54 casos, sendo 33 deles fatais.

O leste da RDC reporta atualmente outra epidemia de ebola, que matou 2.280 pessoas desde agosto de 2018 e devia ser declarada oficialmente controlada em 25 de junho.