Topo

Esse conteúdo é antigo

Catalunha confina 200 mil pessoas após surto de coronavírus em cidade espanhola

Atendimento médico em Lérida, que vive surto de novos casos de coronavírus - Pau Barrena/AFP
Atendimento médico em Lérida, que vive surto de novos casos de coronavírus Imagem: Pau Barrena/AFP

04/07/2020 09h13

As autoridades da Catalunha ordenaram hoje o confinamento de cerca de 200 mil habitantes em Lérida (nordeste da Espanha) devido ao crescimento de novos casos de coronavírus registrados na região.

"Decidimos confinar a área do Segriá (na cidade de Lérida), com base em dados que confirmam um crescimento bastante significativo do número de casos de covid-19", declarou à imprensa o presidente da região, o separatista Quim Torra.

Torra afirmou que o confinamento começa às 12h (7h Brasília) e restringe as entradas e saídas da região.

A ministra regional da Saúde, Alba Vergés, disse que estão proibidas as reuniões de mais de dez pessoas, e que visitas às casas de repouso de idosos estão suspensas.

Duas semanas após encerrar um confinamento generalizado que impedia os espanhóis de sair de sua província, este reconfinamento de 200 mil habitantes coincide com a reabertura das fronteiras neste sábado aos cidadãos de 12 novos países.

A Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia com pelo menos 28.385 mortos, já havia reaberto para os cidadãos da UE e do espaço Schengen, além dos britânicos, em 21 de junho.

Mas as autoridades estimam ter controlado as infecções após um confinamento rigoroso de mais de três meses.

O número de casos confirmados é de 250.545 neste país de 47 milhões de habitantes, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde na sexta-feira.