Topo

Esse conteúdo é antigo

Novos casos de coronavírus relacionados a um único bar nos EUA chegam a 158

Bar Harper"s cheio durante pandemia do coronavírus nos EUA - Reprodução
Bar Harper's cheio durante pandemia do coronavírus nos EUA Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 15h41

Um bar que não exigia o uso de máscaras já é responsável por gerar 158 novos casos de pessoas infectados pelo coronavírus nos Estados Unidos. O estabelecimento, chamado Harper's, fica na cidade de East Lansing, em Michigan, e voltou a receber clientes a partir da segunda semana de junho, quando a reabertura de bares foi permitida na região.

Segundo as autoridades de saúde locais, até o início da semana eram 88 novos casos, mas os números não param de crescer. Na última atualização de hoje, já são 131 pessoas diagnosticadas com a covid-19 que estiveram no bar em algum momento entre os dias 12 e 20 de junho.

A contaminação, porém, se estende para pessoas com quem os frequentadores do bar tiveram contato. Os casos secundários são 27 e os contaminados totais se espalham por 15 condados diferentes.

Segundo a rede americana CNN, até duas semanas atrás eram apenas dois casos relacionados aos clientes do bar em East Lansing.

A oficial de saúde do condado de Ingham, Linda Vail, disse que a reabertura do bar, com alto fluxo de pessoas jovens e sem a exigência do uso de máscaras, se transformou numa "tempestade perfeita" para disseminar novos casos de coronavírus.

"É muito difícil conter (as pessoas) quando os jovens são imprudentes e não acreditam que isso os afetará, muito menos pessoas do grupo de risco ao seu redor", disse.

Segundo Linda, 70% dos novos casos de covid-19 no condado de Ingham são de jovens na faixa dos 20 anos.