Topo

Doença misteriosa na Índia deixa rastros de metal no sangue

Doença misteriosa na Índia deixa rastros de metal no sangue - PTI
Doença misteriosa na Índia deixa rastros de metal no sangue Imagem: PTI

08/12/2020 16h06

Bangalore, Índia, 8 dez 2020 (AFP) - Os afetados por uma doença misteriosa em uma cidade indiana, que causou a morte de uma pessoa e centenas de intoxicações, mostra altos níveis de chumbo e níquel no sangue, informaram hoje as autoridades.

O fenômeno foi detectado neste fim de semana em Eluru, no estado de Andhra Pradesh. De sábado até esta terça, mais de 550 pessoas foram hospitalizadas e uma delas morreu com convulsões, náuseas e dores.

O governo enviou especialistas em virologia do Centro Nacional de Controle de Doenças e do Instituto de Ciências Médicas, após descartar um episódio de "histeria em massa" em plena crise da pandemia de covid-19.

As amostras de sangue de dez pessoas revelaram altos níveis de chumbo e níquel, declarou o diretor do hospital de Eluru, A. V. Mohan.

No entanto, as amostras são pouco significativas para afirmar que esses dois metais causaram o problema de saúde em massa, em uma cidade de 200.000 habitantes.

Segundo um relatório publicado na segunda-feira, a doença pode causar "um ataque epilético de 3 a 5 minutos, perda de memória, ansiedade, vômitos, dor de cabeça e nas costas".

Na região não há grandes fábricas e os especialistas estão analisando a comida e a água.