Doença misteriosa na Índia deixa rastros de metal no sangue
Bangalore, Índia, 8 dez 2020 (AFP) - Os afetados por uma doença misteriosa em uma cidade indiana, que causou a morte de uma pessoa e centenas de intoxicações, mostra altos níveis de chumbo e níquel no sangue, informaram hoje as autoridades.
O fenômeno foi detectado neste fim de semana em Eluru, no estado de Andhra Pradesh. De sábado até esta terça, mais de 550 pessoas foram hospitalizadas e uma delas morreu com convulsões, náuseas e dores.
O governo enviou especialistas em virologia do Centro Nacional de Controle de Doenças e do Instituto de Ciências Médicas, após descartar um episódio de "histeria em massa" em plena crise da pandemia de covid-19.
As amostras de sangue de dez pessoas revelaram altos níveis de chumbo e níquel, declarou o diretor do hospital de Eluru, A. V. Mohan.
No entanto, as amostras são pouco significativas para afirmar que esses dois metais causaram o problema de saúde em massa, em uma cidade de 200.000 habitantes.
Segundo um relatório publicado na segunda-feira, a doença pode causar "um ataque epilético de 3 a 5 minutos, perda de memória, ansiedade, vômitos, dor de cabeça e nas costas".
Na região não há grandes fábricas e os especialistas estão analisando a comida e a água.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.