Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha, França e Reino Unido criticam ataque com drone a aeroporto saudita

De Berlim (Alemanha)

11/02/2021 20h15

O ataque ao aeroporto internacional de Abha, no sul da Arábia Saudita, reivindicado ontem pelos rebeldes houthis do Iêmen, foi uma "violação da lei internacional" que protege áreas civis, denunciaram diplomatas alemães, franceses e britânicos hoje.

Os três países afirmam "condenar veementemente" este ato e sublinham numa declaração conjunta que os "contínuos ataques deste tipo, que visam especificamente áreas civis em violação do direito internacional, ilustram a gravidade da ameaça representada pela proliferação de drônes para a estabilidade da região".

Os rebeldes houthis do Iêmen alegaram que atacaram alvos militares, mas a coalizão liderada pelos sauditas falou de um "crime de guerra" que punha civis em perigo.

A escalada ocorre em meio a uma tentativa de apaziguamento, depois que os Estados Unidos revisaram sua política para o Iêmen, aumentando a esperança de uma retomada do processo de solução política de um conflito que já dura vários anos.

O ataque coincidiu com a visita a Riade do novo enviado americano ao Iêmen, Timothy Lenderking, que se encontrou com o chefe da diplomacia saudita, o príncipe Faisal bin Farhan, segundo fonte oficial.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita tem apoiado militarmente o governo do Iêmen desde 2015 contra os rebeldes.

A guerra no Iêmen causou dezenas de milhares de mortes e milhões de deslocados, segundo organizações internacionais, e causou a pior crise humanitária atual no mundo, segundo a ONU.