Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidentes da França e China conversam sobre economia e Mianmar mas não citam uigures

Imagem de arquivo; Macron e Xi Jinping conversaram sobre as relações bilaterais econômicas e a respeito da situação em Mianmar - Getty Images
Imagem de arquivo; Macron e Xi Jinping conversaram sobre as relações bilaterais econômicas e a respeito da situação em Mianmar Imagem: Getty Images

Em Pequim

26/02/2021 06h01

Os presidentes chinês Xi Jinping e francês Emmanuel Macron conversaram por telefone sobre as relações bilaterais econômicas e a respeito da situação em Mianmar, informaram hoje fontes dois dos países, que não mencionaram a situação dos uigures na região chinesa de Xinjiang

As informações divulgadas pela agência estatal chinesa Xinhua e pela presidência francesa sobre a conversa, que aconteceu ontem, não mencionam a situação dos muçulmanos uigures nesta região do noroeste da China.

Na quarta-feira, o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian denunciou um "sistema de repressão institucionalizado" em Xinjiang, durante um discurso no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

A embaixada da China na França respondeu e condenou qualquer "interferência nos assuntos internos de outros países sob o pretexto dos direitos humanos".

De acordo com estudos de institutos americanos e australianos, ao menos um milhão de uigures foram internados em "campos" de Xinjiang e alguns foram submetidos a "trabalhos forçados" ou "esterilizações forçadas".

A China nega de maneira veemente as acusações e afirma que os "campos" são "centros de formação profissional" que visam manter a população longe do extremismo religioso e do separatismo, após os muitos ataques mortais de uigures contra civis.

Na conversa, Macron e Xi celebraram o acordo anunciado no fim de 2020 entre China e UE sobre a proteção dos investimentos, segundo a agência estatal chinesa.