Grande incêndio em refinaria de petróleo no sul de Teerã
Um incêndio foi declarado, nesta quarta-feira (2), em uma refinaria no sul de Teerã após uma explosão causada por um vazamento em um gasoduto, informou o chefe da unidade de crise da capital iraniana.
"Um vazamento em um gasoduto de emergência de gás liquefeito causou o acidente" e "uma explosão originou o incêndio, causando a fumaça que vemos", disse Mansour Darajati à televisão estatal.
Mais de uma hora após o início do incidente, uma densa fumaça e chamas podiam ser observadas a vários quilômetros da refinaria, de acordo com um jornalista da AFP.
Segundo o site da emissora de rádio e televisão pública, Darajati informou que o fogo foi declarado "às 19h30 (12h00 no horário de Brasília)" e que até o momento não houve o registro de mortes.
A refinaria, em funcionamento desde 1968, pertence a Teerã Oil Refining Company e pode produzir 250.000 barris por dia, segundo a agência oficial Irna.
A unidade está localizada no extremo sul da cidade, em uma área industrial a algumas centenas de metros de bairros residenciais.
Um porta-voz da empresa rejeitou "qualquer especulação sobre uma sabotagem", de acordo com o canal Telegram da televisão estatal.
"O acidente aconteceu por causa de um problema técnico e estamos atualmente tentando controlar o fogo", acrescentou.
A televisão estatal indicou que o incêndio afetou 18 barris.
"Os bombeiros estão cercando a área e tentando controlar o fogo para que não se espalhe para outros depósitos", informou um dos repórteres no terreno.
O incêndio ocorreu horas depois que a Marinha iraniana anunciou o naufrágio de um de seus navios no golfo de Omã, após horas de um combate frustrado a um incêndio.
Acidentes industriais são frequentes no Irã. No entanto, Israel, um inimigo da República Islâmica, aparece como o principal suspeito em dois incidentes no ano passado nas instalações do programa nuclear iraniano que Teerã qualifica como sendo sabotagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.