Ex-ministra conservadora francesa apresenta candidatura presidencial
A ex-ministra conservadora e atual presidente da região de Ille de France (Paris e área metropolitana), Valérie Pécresse, anunciou nesta quinta-feira(22) sua candidatura às eleições presidenciais de 2022, com a intenção de "restaurar o orgulho francês".
"Sou candidata à presidência da República para restaurar o orgulho francês. Não aguento mais discursos no lugar de ações", disse Pécresse em entrevista ao jornal Le Figaro.
Pécresse é presidente do movimento Livres (direita) e pertencia ao Os Republicanos (LR), principal oposição ao governo de Emmanuel Macron no Parlamento.
Ela foi ministra em vários governos conservadores, em particular sob a presidência de Nicolas Sarkozy, entre 2011 e 2012, quando era responsável pela pasta do Orçamento.
"Temos de romper com dez anos de más decisões, meias medidas, indecisões, declínio do nosso país", explicou para justificar a sua candidatura.
A candidata criticou o atual mandato de cinco anos de Macron, caracterizado por "poucas reformas", e garantiu que "quer trazer ordem ao país".
Pécresse foi reeleita líder da região metropolitana de Paris nas eleições regionais de junho.
Ela é a segunda candidata conservadora a disputar a presidência, depois de seu homólogo do Hauts de France (norte), Xavier Bertrand, no final de março.
Valérie Pécresse, 54 anos, disse na entrevista que "a única solução democrática" é organizar primárias "muito amplas" sobre o direito de eleger um candidato.
Pécresse assegurou na entrevista que defende um "direito secular, mas também ambientalista, liberal, pró-empresariado, feminista e social".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.