Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia pede que EUA declarem a Venezuela um país 'promotor do terrorismo'

Presidente da Colômbia, Iván Duque, pediu aos Estados Unidos para declararem a Venezuela como um país "promotor do terrorismo" após ataque a helicóptero do governo - Juan Barreto/AFP
Presidente da Colômbia, Iván Duque, pediu aos Estados Unidos para declararem a Venezuela como um país "promotor do terrorismo" após ataque a helicóptero do governo Imagem: Juan Barreto/AFP

26/07/2021 14h36Atualizada em 26/07/2021 15h09

O presidente da Colômbia, Iván Duque, pediu nesta segunda-feira (26) aos Estados Unidos para declararem a Venezuela como um país "promotor do terrorismo" devido à suposta proteção que oferece aos rebeldes que dispararam contra o helicóptero presidencial em 25 de junho.

"Obviamente, esse consentimento do governo ditatorial da Venezuela merece uma declaração por parte dos Estados Unidos como um país promotor do terrorismo", disse Duque em um evento no qual participou o embaixador dos EUA na Colômbia, Philip Goldberg.

"Essa declaração tem como objetivo não só desvendar essa relação conivente e nociva, mas também que eles possam tomar um caminho ou continuar promovendo o terrorismo ou entregar o terrorismo às autoridades dos países que estão procurando por eles", acrescentou o presidente.

Duque acusou várias vezes o governo de Nicolás Maduro de dar refúgio no território venezuelano a rebeldes dissidentes das FARC e guerrilheiros do ELN.

Segundo a Colômbia, um comando desses grupos com apoio de um ex-militar disparou tiros de fuzil contra um helicóptero no qual Duque viajava pela área de fronteira. Ninguém ficou ferido.

Um ex-militar do exército colombiano e três de seus cúmplices foram detidos pelo ataque à aeronave.

Sem relações diplomáticas desde 2019, ambos os países compartilham uma fronteira de 2.200 quilômetros.