Topo

Esse conteúdo é antigo

Forças israelenses matam palestino em operação na Cisjordânia

23.ago.2021 - Soldados israelenses fazem buscas na região de Salem, no leste de Nablus (Israel) - Jaafar Ashtiyeh/AFP
23.ago.2021 - Soldados israelenses fazem buscas na região de Salem, no leste de Nablus (Israel) Imagem: Jaafar Ashtiyeh/AFP

Da AFP

13/12/2021 05h58Atualizada em 13/12/2021 07h03

Tropas israelenses mataram um palestino nesta segunda-feira (13) durante um suposto confronto na Cisjordânia ocupada, informaram fontes médicas e das forças de segurança.

As fontes palestinas identificaram o homem como Jamil Al Kayyal, de 31 anos, e afirmaram que ele foi atingido por tiros na cabeça após incidentes na cidade de Nablus.

De acordo com a polícia israelense, oficiais das forças especiais com apoio militar prenderam um suspeito em Nablus e apreenderam uma arma semiautomática.

"Quando as forças especiais concluíram a operação e deixaram o local, os instigadores lançaram aparelhos explosivos à queima-roupa, colocando suas vidas em perigo", afirmou a polícia em um comunicado.

"As forças responderam com tiros contra os criminosos e, ao que parece, atingiram um deles, que foi levado por (médicos do Crescente Vermelho", acrescenta o comunicado.

Israel não tem uma presença permanente nas cidades palestinas da Cisjordânia, mas suas forças organizam incursões na região.

Quase 475 mil colonos israelenses vivem em comunidades fortificadas na Cisjordânia, onde moram mais de 2,8 milhões de palestinos.

Os palestinos consideram a Cisjordânia, ocupada por Israel na Guerra dos Seis Dias de 1967, parte de seu futuro Estado, enquanto para os israelenses de linha dura o local é parte de seu território.