Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia da Nigéria resgata uma centena de pessoas sequestradas

31.mai.2021 - Vista da sala de aula onde homens armados sequestraram crianças de uma escola muçulmana, na Nigéria - AFP TV/AFP
31.mai.2021 - Vista da sala de aula onde homens armados sequestraram crianças de uma escola muçulmana, na Nigéria Imagem: AFP TV/AFP

04/01/2022 17h05

Lagos, 4 Jan 2022 (AFP) - Ao menos 97 pessoas sequestradas nos últimos meses por bandos criminosos que operam no noroeste da Nigéria foram resgatadas em duas operações de segurança realizadas na segunda-feira, informou a polícia nesta terça (4).

Em uma destas ações, "os agentes da polícia, em colaboração com bandidos arrependidos (...) resgataram 68 vítimas de sequestro no bosque", informou o chefe da polícia do estado de Zamfara, Ayuba Elkanah, em um comunicado.

"As vítimas estavam em cativeiro há mais de três meses", acrescentou Elkanah, detalhando que entre elas havia dez crianças e várias mulheres grávidas.

Além disso, também nesta segunda, os agentes "invadiram o bosque de Kunchin Kalgo, na região de Tsafe, e resgataram 29 sequestrados", acrescentou o comunicado da polícia.

Os reféns, 25 mulheres e quatro crianças, tinham sido sequestradas durante durante um ataque a três aldeias da região, há três meses, detalhou o texto.

O centro e o noroeste da Nigéria são, há anos, bases de grupos de criminosos que atacam aldeias e realizam sequestros para o pedido de resgates.

Nos últimos meses, estes grupos sequestram com frequência crescente viajantes nas principais rodovias e alunos das escolas.

Para escapar das autoridades, instalam acampamentos em áreas de selva, situadas entre os estados de Zamfara, Kaduna, Katsina e Níger.