Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciclone atinge costa de Madagascar, que teme 'danos generalizados'

Imagem tirada de um computador do serviço meteorológico francês mostra Batsirai, um ciclone tropical que se formou no Oceano Índico - Richard Bouhet/AFP
Imagem tirada de um computador do serviço meteorológico francês mostra Batsirai, um ciclone tropical que se formou no Oceano Índico Imagem: Richard Bouhet/AFP

05/02/2022 16h48

O ciclone Batsirai atingiu neste sábado a costa leste de Madagascar, com rajadas de vento de 235 km/h e tempestades, que geraram o temor de "danos generalizados", alertou o serviço meteorológico da grande ilha do Oceano Índico.

O ciclone atingiu o distrito de Mananjary, a mais de 530 km da capital, Antananarivo. "Confirmo que o Batsirai atingiu Mananjary por volta das 20h locais", disse à AFP o meteorologista Lovandrainy Ratovoharisoa.

O Batsirai tocou a terra "14 km ao norte da cidade de Mananjary, como um ciclone tropical intenso, com ventos de 165 km/h e rajadas de 235 km/h", confirmou à AFP Faly Aritiana Fabien, funcionário do escritório nacional de gestão de riscos e desastres.

Os habitantes se prepararam para enfrentar a tempestade com os recursos que possuem na ilha, já afetada pela tempestade tropical Ana em janeiro e varrida desde sexta-feira por ventos e chuvas contínuos.

Ana, que também afetou Malawi, Moçambique e Zimbábue, causou uma centena de mortes (56 delas em Madagascar) e dezenas de milhares de afetados.

Os habitantes da cidade costeira de Vatomandry afirmam estar acostumados aos ciclones, onde rajadas de ventos de mais de 50 km/h, acompanhadas de ventos intermitentes, atingem o local desde sábado pela manhã.

A ONU disse que elevou seu nível de alerta e deixou pronto um avião de resgate e ajuda humanitária.

Espera-se que o impacto de Batsirai em Madagascar seja "considerável", afirmou na sexta-feira à imprensa em Genebra Jens Laerke, porta-voz da OCHA, a agência humanitária da ONU.

Ao menos 131.000 pessoas foram afetadas por Ana em todo Madagascar em janeiro. Ao menos 58 pessoas morreram, em sua maioria na capital Antananarivo. A tempestade também atingiu Malawi, Moçambique e Zimbábue, onde deixou dezenas de mortes.