Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Cem mil crianças ucranianas em internatos preocupam a ONU

Filippo Grandi, alto comissário da ONU para os Refugiados, gesticula durante briefing para o lançamento dos apelos humanitários em apoio ao povo da Ucrânia nas Nações Unidas em Genebra, Suíça - Denis Balibouse/Reuters
Filippo Grandi, alto comissário da ONU para os Refugiados, gesticula durante briefing para o lançamento dos apelos humanitários em apoio ao povo da Ucrânia nas Nações Unidas em Genebra, Suíça Imagem: Denis Balibouse/Reuters

07/03/2022 15h39Atualizada em 07/03/2022 15h55

Quase 100 mil crianças, metade delas deficientes, vivem em instituições ou internatos na Ucrânia e é crucial tomar precauções antes de evacuá-las para outro país, alertou a ONU nesta segunda-feira (7).

O Alto Comissariado para os Refugiados e o chefe da Unicef se uniram para lembrar que uma evacuação sem as devidas precauções pode acabar mal, colocando as crianças ao alcance de traficantes.

"Temos informações de que as instituições estão tentando transferir as crianças para um local seguro em países vizinhos ou mais longe", escreveram os dois funcionários.

Embora reconheçam que as evacuações podem salvar vidas, "é essencial que a permissão seja obtida dos pais ou responsáveis", enfatizaram Filippo Grandi e Catherine Russell.

"Sob nenhuma circunstância as famílias devem ser separadas devido à realocação ou evacuação", enfatizaram.

"Todo esforço deve ser feito para reunir as crianças com suas famílias se tal união for do melhor interesse da criança", disseram eles.

Além disso, eles alertaram que "adoções não devem ser autorizadas durante ou logo após situações de emergência", mesmo que famílias ou lares adotivos possam oferecer "proteção crítica".

A guerra já forçou 1,7 milhão de ucranianos a fugir de seu país, incluindo centenas de milhares de crianças.