Rússia ficará 'para sempre' no sul da Ucrânia, diz parlamentar russo
A Rússia permanecerá "para sempre" no sul da Ucrânia - declarou um influente parlamentar russo nesta sexta-feira (6), durante uma visita a Kherson, importante cidade ucraniana sob controle russo desde março passado.
"Gostaria de dizer, mais uma vez, aos habitantes da região de Kherson que a Rússia está aqui para sempre. Não deve haver qualquer dúvida", disse Andrei Turchak, primeiro vice do presidente do Conselho da Federação (a Câmara Alta do Parlamento russo), citado em um comunicado do partido da situação Rússia Unida.
Esta é a primeira vez que uma autoridade russa anuncia a intenção de Moscou de permanecer em territórios ocupados desde o início da operação militar na Ucrânia, em 24 de fevereiro.
Até agora, Moscou garantia que um dos principais objetivos da ofensiva era "desnazificar" esta ex-república soviética.
"Não haverá volta ao passado. Vamos viver juntos, desenvolver esta rica região, rica em seu patrimônio histórico, no povo que vive aqui", afirmou o parlamentar.
Turchak, que também é secretário-geral do Partido Rússia Unida, anunciou para breve a abertura, em Kherson, de um centro logístico russo de ajuda humanitária.
Localizada perto da península da Crimeia (anexada pela Rússia em 2014), Kherson é, até agora, a única cidade importante da Ucrânia totalmente controlada pelas tropas russas desde o início da invasão.
As novas autoridades desta cidade situada na foz do rio Dnieper, no Mar Negro, já anunciaram sua intenção de substituir a moeda ucraniana, a grívnia, pelo rublo russo a partir deste mês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.