Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS: Política de 'covid zero' aplicada pela China é 'insustentável'

Na imagem: profissionais usam roupa de proteção durante lockdown para conter covid-19 em Xangai, na China - Aly Song/Reuters
Na imagem: profissionais usam roupa de proteção durante lockdown para conter covid-19 em Xangai, na China Imagem: Aly Song/Reuters

Em Genebra (Suíça)

10/05/2022 13h06

A política de "covid zero" impulsionada pelo governo da China para conter a pandemia é "insustentável", afirmou o diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom, hoje, garantindo que já falou sobre o assunto com especialistas chineses.

"Quando falamos da estratégia de 'covid zero', acreditamos que é insustentável, considerando-se a evolução atual do vírus e nossas previsões", disse Tedros em coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça.

"É hora de apertar o botão de reiniciar", disse o diretor de Situações de Emergência, Michael Ryan, recordando que, durante algum tempo, essa estratégia permitiu à China apresentar um resultado de poucas mortes em relação à sua população.

"É algo que a China quer proteger", reconheceu Ryan.

Diante do aumento do número de mortes em fevereiro e em março deste ano, é esperado que o governo reaja, destacou Michael Ryan.

"Mas todas as suas ações, como repetimos desde o início, devem ser tomadas com respeito às pessoas e aos direitos humanos", acrescentou.

No final da semana passada, a China voltou a anunciar que mantinha a estratégia de "covid zero", apesar da crescente insatisfação da população em Xangai, onde moradores confinados protestam batendo panelas nas janelas.

O gigante asiático enfrenta a pior onda epidêmica desde a primavera de 2020 e segue aplicando a mesma política de quando o vírus sofreu mutação e se tornou muito mais contagioso do que a cepa original detectada na China em 2019.