Topo

Esse conteúdo é antigo

Parlamentares russos aprovam lei de anexação de regiões ucranianas

15.fev.22 - Legisladores russos participam de uma sessão da Duma Estatal, a câmara baixa do Parlamento, em Moscou, na Rússia - RUSSIAN STATE DUMA/via REUTERS
15.fev.22 - Legisladores russos participam de uma sessão da Duma Estatal, a câmara baixa do Parlamento, em Moscou, na Rússia Imagem: RUSSIAN STATE DUMA/via REUTERS

03/10/2022 10h47Atualizada em 03/10/2022 11h01

Os parlamentares russos votaram nesta segunda-feira (3) a favor de uma lei para anexar quatro regiões da Ucrânia, iniciativa já assinada pelo presidente Vladimir Putin, que prevê uma escalada do conflito.

Os membros da câmara baixa do Parlamento, a Duma, votaram de forma unânime para incorporar os territórios de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, sem nenhum voto contra e sem abstenções, segundo seu site na internet.

Na sexta, Putin assinou no Kremlin um acordo para a anexação dos quatro territórios ucranianos, junto a representantes pró-russos destas regiões.

A Ucrânia respondeu pedindo um processo de adesão acelerada à Otan e disse que não vai negociar com a Rússia enquanto Putin estiver no poder.

Estes quatro territórios unem a Rússia à península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014. Juntas, as cinco regiões somam cerca de 20% da Ucrânia.

No entanto, as forças russas não têm um controle completo sobre os territórios em Kherson e em Zaporizhzhia e o Kremlin não confirmou quais áreas da região foram anexadas.