Ex-miss e rainha do café, mulher de El Chapo ajudou em fuga do chefão do tráfico
Emma Coronel Aispuro, esposa do narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, foi liberta ontem (13) nos EUA após cumprir quase dois anos de uma sentença de três anos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Quem é a esposa de El Chapo?
Coronel nasceu na Califórnia, em julho de 1989. Ela conheceu Guzmán ainda adolescente e se casou com ele em 2007, aos 18 anos. Os dois têm duas filhas juntos.
"Miss" no interior do México. Também quando adolescente, foi coroada a "Rainha do Café e da Goiaba" na zona rural de Sinaloa, onde Guzmán liderou o Cartel de Sinaloa.
Papel em fuga. Ela ajudou a facilitar a espetacular fuga de Guzmán de uma prisão mexicana em 2015. Para o plano audacioso, Coronel contrabandeou para o marido um relógio equipado com GPS disfarçado como alimento. Na ocasião, ele escapou por um túnel de mais de 1 km cavado na prisão de segurança máxima em que estava.
Apoio incondicional. Antes de ser presa, além da conhecida ajuda na fuga, Coronel frequentemente comparecia ao julgamento do marido em Nova York.
O que aconteceu:
Coronel saiu de um centro de reabilitação social em Long Beach, ao sul de Los Angeles, conforme informou o Escritório Federal de Prisões.
A ex-miss foi condenada a três anos de prisão em 2021. Já Guzmán foi extraditado do México para os EUA em 2017 e condenado à prisão perpétua em julho de 2019.
"Papel mínimo". Durante o julgamento da mulher, os promotores e seus advogados de defesa argumentaram que Coronel não estava envolvida no núcleo principal do Cartel de Sinaloa de Guzmán, que enviava centenas de toneladas de cocaína, heroína, metanfetamina e outras drogas para os EUA. "O papel real da acusada era mínimo", disse o promotor Anthony Nardozzi.
"Ela não era uma líder, organizadora, chefe ou qualquer outro tipo de gerente", acrescentou Nardozzi. "Era mais como uma peça em uma grande engrenagem de uma organização criminosa".
Dupla nacionalidade americana e mexicana. Coronel conseguia entrar e sair livremente dos Estados Unidos até ser detida no Aeroporto Internacional de Dulles, nos arredores de Washington, em fevereiro de 2021.
1 comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Fernando Fonseca
Mais um destaque do UOL para os criminosos ????