Quase mil pessoas são retiradas de casa após erupção de vulcão na Guatemala

Quase mil pessoas foram retiradas de suas casas na madrugada de segunda-feira após uma nova erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, perto da capital, informou o serviço de proteção civil.

O vulcão, que fica 35 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala, aumentou a atividade no domingo com o lançamento de colunas de lava, cinzas e rochas.

"Como medida de prevenção, quase 125 famílias, aproximadamente 900 pessoas, começaram a ser retiradas da localidade de El Porvenir, no município de Alotenango", disse o porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Juan Laureano, a jornalistas.

10.mar.2025 - Moradores de Alotenango tiveram que deixar suas casas após o Vulcão de Fogo entrar em erupção
10.mar.2025 - Moradores de Alotenango tiveram que deixar suas casas após o Vulcão de Fogo entrar em erupção Imagem: JOHAN ORDONEZ / AFP

As autoridades declararam na noite de domingo alerta laranja nas áreas próximas ao vulcão "para coordenar ações de prevenção e resposta" diante da forte erupção.

O governo também suspendeu as aulas em Alotenango e fechou uma estrada que atravessa a localidade e liga o sul do país à cidade colonial de Antigua, o principal ponto turístico da Guatemala e Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 1979.

O Vulcão de Fogo provocou uma avalanche em 3 de junho de 2018, que devastou a comunidade San Miguel Los Lotes em Escuintla e parte da estrada em Alotenango, Sacatepéquez, com um balanço de 215 mortos e um número similar de desaparecidos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.