Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio: chuva causa deslizamento e atinge área de lazer em prédio no Leme

Agentes de limpeza urbana removem galhos de árvores que caíram no Rio após a ocorrência de fortes chuvas na cidade - Reuters
Agentes de limpeza urbana removem galhos de árvores que caíram no Rio após a ocorrência de fortes chuvas na cidade Imagem: Reuters

Akemi Nitahara

No Rio

12/02/2020 11h04

Um deslizamento de terra no Morro da Babilônia, no Leme, zona sul do Rio de Janeiro, atingiu a área de lazer de um prédio residencial, na noite de segunda-feira (10), por volta das 22h. Segundo os Bombeiros, não houve feridos.

A Defesa Civil municipal já fez a vistoria, isolou o local e fez a interdição preventiva da área de lazer do playground e da garagem do prédio. A Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio) vai iniciar a limpeza do local ainda hoje para remover os blocos de terra e, em seguida, serão feitas as obras de contenção da encosta.

Entre as 14h de segunda-feira e as 23h de ontem, o órgão atendeu a 49 chamados no Rio, sendo 15 por infiltrações ou rachaduras em edificações, 14 por ameaça de desabamento de estrutura, nove por deslizamento de barreira e quatro de desabamento de estrutura.

Segundo o Centro de Operações Rio (COR), a cidade registrou cerca de 90 bolsões de água no período, sendo um deles na avenida Alfredo Balthazar da Silveira, altura da avenida Glaucio Gil, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste.

Muitas árvores caídas foram retiradas, no início da manhã, nas estradas da Gávea Pequena, altura do número 1.798, e dos Três Rios, altura do número 3.020. Depois das 7h, uma árvore caiu na rua Cosme Velho, próximo do acesso ao Túnel Rebouças, interditando completamente a via. O centro de operações também registrou queda de árvores e postes na estrada Grajaú-Jacarepaguá, altura do quilômetro 2, no sentido Grajaú.

Chuvas

O tempo permanece chuvoso no Rio de Janeiro, com chuva de fraca a moderada. O estágio da cidade baixou de atenção para mobilização às 18h30 de ontem, o que indica a possibilidade de chuva forte nas próximas 3 horas.

Segundo o Alerta Rio, o tempo permanece instável, com redução gradual dos acumulados de chuva nas últimas 24 horas. Ao longo do dia, a entrada de umidade vinda do oceano cria condições para chover de fraco a moderado, em pontos isolados, a qualquer momento do dia.

Segundo a meteorologia, a previsão para amanhã é de ventos em altos níveis da atmosfera, o que deve provocar chuva fraca a moderada, principalmente à tarde.

Na sexta-feira (14), o tempo instável permanece durante a madrugada, e, no sábado, o céu ficará de nublado a parcialmente nublado, sem previsão de chuva.