Hospital Xeique Zayed bin Sultan em Mogadíscio reabre com novos equipamentos médicos após reformas
MOGADÍSCIO, 2 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Hospital Xeique Zayed em Mogadíscio foi oficialmente reaberto com uma cerimônia especial, na presença de Hamza Abdi Barre, primeiro-ministro da República Federal da Somália, e Ahmad Juma Al Rumaithi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos na Somália.
O hospital foi reaberto após uma ampla reforma e a instalação de novos equipamentos médicos. A instalação médica abrange oito departamentos principais: Departamento de Emergência, Cirurgia Geral, Medicina Interna, Pediatria, Odontologia, Obstetrícia e Ginecologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia e um Departamento de Imagens que inclui aparelhos de ultrassom e raios-X, além de outros departamentos vitais.
Em seu discurso para marcar a ocasião, Al Rumaithi afirmou o compromisso dos Emirados Árabes Unidos de continuar fornecendo apoio e ajuda ao povo somali e apoiando seus esforços para alcançar a estabilidade, ao mesmo tempo em que constrói as relações históricas entre os dois países e povos. E também ressaltou o interesse dos EAU em promover a cooperação com a Somália em vários campos e apoiar seu crescimento econômico e prosperidade.
Al Rumaithi declarou: "A reabertura do hospital está alinhada com a abordagem humanitária dos Emirados em ajudar nações amigas e apoiar projetos vitais de desenvolvimento, especialmente no setor de saúde. Desde a sua fundação pelo falecido xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan, os EAU têm defendido consistentemente o trabalho humanitário como um princípio fundamental e inabalável de sua política externa. Nesse sentido, o país implementou várias iniciativas que incorporam os valores dos Emirados Árabes Unidos de disseminar a ajuda humanitária".
Por sua vez, o primeiro-ministro Barre elogiou as relações bilaterais estreitas e profundamente enraizadas e a cooperação em uma ampla gama de áreas de interesse mútuo, também estendendo sua gratidão aos Emirados por seus esforços em apoiar a Somália.
Saif Ali Al Rashash, encarregado de Negócios da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, também participou da cerimônia de abertura, juntamente com várias autoridades governamentais da Somália, incluindo o ministro de Estado da Saúde, o vice-prefeito de Mogadíscio para Assuntos Sociais e o chefe do Comitê Parlamentar de Amizade Emirados Árabes Unidos-Somália, além de outras autoridades.
O Hospital Xeique Zayed é um dos poucos centros médicos em Mogadíscio que oferece serviços e medicamentos gratuitos aos pacientes.
A reabertura do Hospital em Mogadíscio faz parte dos esforços e iniciativas dos Emirados Árabes Unidos para apoiar a Somália e seu setor de saúde. E contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços médicos prestados aos somalis, aumentando suas oportunidades de receber atendimento médico gratuito, principalmente para os grupos mais vulneráveis, que não têm condições de pagar pelo tratamento e pelos medicamentos em hospitais particulares.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.