Topo

Análise da água do rio Paraopeba será divulgada até quarta-feira

Leonencio Nossa

Brasília

27/01/2019 15h19

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, informou na tarde desde domingo (27) que o resultado da análise das águas do Rio Paraopeba, que corta a região atingida pelo rompimento de barragem da mineradora Vale no município de Brumadinho (MG), será conhecido até a próxima quarta-feira (30).

A análise será feita de amostras colhidas em 47 pontos de captação ao longo do curso do rio, que abastece uma mancha urbana de cerca de três milhões de pessoas. O abastecimento de água na Grande Belo Horizonte está sendo feito por outros reservatórios.

Em entrevista coletiva, Canuto disse que a onda de lama que desce pelo município e rios está em movimento lento, de cerca de 1 quilômetro por hora, e deve perder mais impacto com a chegada ao reservatório de Retiro Baixo.

A preocupação ainda é com as águas do Rio São Francisco, mas, segundo o ministro, a probabilidade é de que os resíduos cheguem com menos impacto no reservatório da Hidrelétrica de Três Marias, que fica a 20 quilômetros de Retiro Baixo.

Mapa Brumadinho - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Segundo o ministro, a estimativa é que a onda de rejeitos chegue em Retiro Baixo entre os dias 4 e 6 de fevereiro.

Canuto disse que o acionamento de sirene hoje cedo em Brumadinho, que deixou a população assustada, foi necessário por causa do aumento do volume de água na barragem 6, decorrente de chuva e sedimentos da barragem 1, esta rompida na sexta-feira.

"As sirenes foram acionadas por uma questão de cautela", disse o ministro. Ele também informou que o dreno do fundo da estrutura, para compensar o aumento adicional de água, foi comprometido com o rompimento da primeira barragem.

No final da entrevista, o ministro afirmou que o governo federal tem recursos disponíveis para atender a demandas de emergência do Governo de Minas Gerais. No entanto, as equipes ainda não têm o cálculo dos valores que serão repassados.

A entrevista do ministro Canuto foi concedida logo depois de reunião com técnicos da ANA (Agência Nacional de Águas) pela manhã, em Brasília.

Veja o caminho percorrido pela lama da barragem de Brumadinho

UOL Notícias