Marcelo Freixo: o que aconteceu nesta semana mostrou total falta de governança
"A gente tem uma ausência de projeto de País, uma ausência de projeto de governo, e uma ausência de governança, incapaz de articular os setores base desse governo para conseguir ter minimamente uma agenda. Temos uma crise familiar em um governo que não consegue separar o que é questão familiar do que é questão pública. Isso tudo não é papel da oposição consertar", disse.
Freixo destacou também que o mote do governo fazer uma "nova política" tem gerado desgastes que estão atrapalhando as articulações junto ao Legislativo. "O governo tem uma natureza autoritária. Trata o Congresso como se fosse um espaço da má política, um lugar onde o presidente Bolsonaro trabalhou por quase 30 anos. A gente precisa acabar com a ideia de que qualquer política onde o Parlamento é sempre a casa da má política e tentar configurar a não política como forma de governar. Isso está ampliando a crise brasileira porque o governo não tem capacidade de diálogo com ninguém", disse.
O deputado acredita que o governo não tem capacidade para formar uma base aliada ainda e avaliou que casos de "sincericídio" do presidente acabam por "apagar as críticas que a oposição poderia fazer a ele". "Eu não acho que a oposição está apagada, mas é verdade que um presidente que diz publicamente que seu papel é desconstruir e não construir nada, ele se antecipa a uma crítica que a oposição possa fazer a ele", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.