Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebianno será candidato à Prefeitura do Rio pelo PSDB

Gustavo Bebianno, ex-ministro do governo Bolsonaro - Ricardo Borges/Folhapress
Gustavo Bebianno, ex-ministro do governo Bolsonaro Imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Pedro Venceslau

São Paulo

05/03/2020 12h32

O ex-secretário-geral da Presidência Gustavo Bebianno será o candidato do PSDB à Prefeitura do Rio do Janeiro. O anúncio será feito hoje, em uma entrevista coletiva convocada pelo governador João Doria no diretório paulista da legenda.

A ex-diretora da Ancine (Agência Nacional de Cinema) Mariana Ribas, que havia sido anunciada como pré-candidata do partido, vai ocupar um cargo na pasta da cultura do governo paulista. O arranjo foi feito por Doria a pedido do empresário Paulo Marinho, que comanda o PSDB no Rio de Janeiro.

Ex-presidente do PSL, Bebianno foi um dos principais operadores políticos da campanha de Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018, mas rompeu com o presidente após entrar em atrito com o vereador Carlos Bolsonaro, um dos filhos de Bolsonaro. Com a candidatura, os tucanos tentam criar uma base para o PSDB no estado onde o partido mais sofre com a ausência de quadros.

O anúncio da candidatura contará com as presenças de Marinho, que também rompeu com Bolsonaro, Marco Vinholi, presidente estadual do PSDB paulista, e do ex-deputado Bruno Araújo, presidente nacional do partido.

A escolha de Bebianno reforça o posicionamento do PSDB na oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que ainda não tem um candidato na capital fluminense.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.