Topo

Esse conteúdo é antigo

Fora da agenda, Bolsonaro se reúne com Alcolumbre e Caiado no Planalto

31.jul.2019 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO) - Pedro Ladeira/Folhapres
31.jul.2019 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO) Imagem: Pedro Ladeira/Folhapres

Camila Turtelli

Brasília

04/05/2020 20h01Atualizada em 04/05/2020 21h37

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu por uma hora nesta segunda-feira, 4, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), no Palácio do Planalto.

Caiado publicou sobre o encontro em seu Twitter. "Participei hoje à tarde de reunião produtiva, durante 1 hora, no Palácio do Planalto, com o presidente @jairbolsonaro e @davialcolumbre. Agradeci pelo projeto de socorro aos Estados e municípios. Em pauta também a união dos 3 Poderes e o fortalecimento da democracia", escreveu.

Segundo fontes, Bolsonaro se demonstrou aberto e compreensível quando o assunto foi a união entre os poderes para enfrentar a crise.

O encontro acontece um dia após Bolsonaro participar de um ato de caráter antidemocrático e contrário ao que recomendam os órgãos de Saúde, no qual bolsonaristas pediam a saída do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) da presidência da Câmara e o fechamento do Supremo Tribunal Federal.

A reunião entre Bolsonaro, Caiado e Alcolumbre não estava na agenda. O governador goiano veio à Brasília para uma conversa com o presidente do Senado. Ao saber da presença de Caiado na capital, Bolsonaro convidou os dois para uma visita ao Palácio.

Aliado de primeira hora de Bolsonaro, Caiado chegou a romper com Bolsonaro no fim de março por conta da postura do presidente em relação ao enfrentamento do coronavírus. À época, o governador afirmou que não seguiria recomendações de suspender o isolamento em massa da população, adotado como estratégia para frear a propagação da doença.

Caiado foi um dos responsáveis pela indicação de Luiz Henrique Mandetta, também filiado ao DEM, para o Ministério da Saúde. Caiado e Bolsonaro, no entanto, acabaram reatando.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.