Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro: Não temos informações de que alguém tenha falecido por falta de UTI

"Abastecemos Estados e municípios com recursos", disse o presidente - Frederico Brasil / Estadão Conteúdo
"Abastecemos Estados e municípios com recursos", disse o presidente Imagem: Frederico Brasil / Estadão Conteúdo

Gregory Prudenciano, Daniel Galvão e Pedro Caramuru

São Paulo

15/06/2020 18h12

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje, em entrevista à "BandNews TV", que o Brasil não registrou até o momento nenhuma morte por covid-19 que tenha acontecido por falta de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou aparelhos respiradores. O presidente também disse que ao governo federal tem cabido tão somente o repasse de verbas para estados e municípios.

"Não temos informações que qualquer pessoa tenha falecido por falta de UTI ou de respiradores, abastecemos estados e municípios com recursos", disse Bolsonaro.

Apesar da declaração do presidente, já houve relatos de médicos tendo que escolher pacientes nas filas de espera por vagas em UTIs e de pacientes que esperam ao lado de corpos por vagas em setores de terapia intensiva.

Paciente morre enquanto aguardava vaga em UTI

Band Notí­cias

Na entrevista, o presidente disse que o governo federal vinha agindo desta forma por conta da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deu autonomia a governadores e prefeitos na condução das medidas a serem tomadas contra a disseminação do novo coronavírus.

"A falta de diálogo houve porque os governadores passaram a ser donos dos seus estados e os prefeitos donos dos municípios", argumentou.

Ainda analisando o tema, Bolsonaro citou a decisão de alguns governadores que impediram o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em pacientes com covid-19.

"Eu tinha informações que a cloroquina estava dando certo, de forma não comprovada cientificamente, e não tinha outra alternativa. Baseado em dados, em inúmeros relatos. Teve governador e prefeito que proibiu a administração desse medicamento. Não tinha interesse por parte de muitos governadores de conversar", afirmou o presidente.