PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Bolsonaro se reúne com ministros no Planalto; encontro não estava na agenda

0.set.2020 - O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante reunião com ministros e parlamentares - Marcos Corrêa/Presidência
0.set.2020 - O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante reunião com ministros e parlamentares Imagem: Marcos Corrêa/Presidência

Emilly Behnke

Brasília

09/02/2021 09h13

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está reunido com ministros na manhã de hoje, segundo confirmou a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), sem dar detalhes. O compromisso ainda não aparece na agenda do presidente, mas ele chegou cedo hoje ao Palácio do Planalto, por volta das 7h40.

As agendas do titulares da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Agricultura, Tereza Cristina, citam a reunião, com início marcado para as 8h. O Ministério da Economia também confirma a presença de Paulo Guedes no encontro. Os documentos não indicam o tema da conversa.

O governo tem trabalhado com prioridade na busca de opções para viabilizar uma nova rodada de auxílio emergencial. Bolsonaro, particularmente, foca em uma solução para o preço dos combustíveis, reivindicação direta dos caminhoneiros.

No último dia 20, Bolsonaro também madrugou no Planalto e reuniu ministros sem informar na agenda. Na ocasião, o presidente recebeu praticamente todos os ministros e o tema urgente —diante da falta de interlocução do chanceler Ernesto Araújo com os chineses- era encontrar porta-vozes para conseguir desenrolar a importação de vacinas e insumos contra a covid-19 e resolver impasses diplomáticos tanto com a China quanto com a Índia.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido. Os ministérios contam com alta participação de militares. Bolsonaro coloca seu alinhamento político à direita e entre os conservadores nos costumes.