Topo

Esse conteúdo é antigo

Temos plano emergencial para retomar assentamentos em maio, diz ministro

Paulo Teixeira também afirmou que a crise com o MST foi "totalmente superada" pelo governo federal - Lula Marques/Agência Brasil
Paulo Teixeira também afirmou que a crise com o MST foi "totalmente superada" pelo governo federal Imagem: Lula Marques/Agência Brasil

Aramis Merki II

São Paulo

13/05/2023 13h30Atualizada em 13/05/2023 14h11

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que a pasta está com um plano emergencial para retornar com assentamentos a partir do mês de maio. "Serão novos assentamentos em áreas que o Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) já possui", afirmou durante a Feira da Reforma Agrária, em São Paulo.

O ministro disse que será fornecido crédito para a instalação destes assentamentos, além de assistência técnica para o início da produção nos locais. Ele afirmou ainda que as ações do Abril Vermelho, em que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) organizou ocupações, foram totalmente superadas pelo governo.

"Pedimos que os grupos se retirassem das terras da Embrapa e da Suzano e eles se retiraram", disse. O governo ainda abriu uma mesa de negociação entre o movimento e a Suzano, de acordo com Teixeira.

Para o Plano Safra deste ano, Teixeira afirmou que haverá um programa de juros diferenciados para os produtores rurais que fizerem práticas restaurativas de agroecologia. "Reflorestamento produtivo é uma prática que também vamos adotar. Irei aos estados do Norte porque vamos começar lá um programe de reflorestamento produtivo."