Conteúdo publicado há 1 mês

Unicamp muda horário de vestibular por causa de 'eventos climáticos extremos'

Pela primeira vez na história, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará seu vestibular no período da manhã, e não mais à tarde. A mudança ocorre para evitar o "calor intenso" e as "chuvas fortes e tempestades" do final do ano, segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). A prova terá início às 9 horas e cinco horas de duração.

"A medida foi tomada para evitar tanto o calor intenso do período da tarde, quanto as chuvas fortes e tempestades, comuns na época do ano em que são realizadas as provas do Vestibular Unicamp, mais frequentes durante a tarde", afirmou a Comvest, em comunicado.

Além da mudança de período, outra novidade é a criação da carreira de "treineiros" voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. Até o ano passado, os candidatos desse perfil podiam optar por prestar o vestibular da Unicamp escolhendo qualquer curso disponível. Agora, obrigatoriamente, eles deverão selecionar uma das três opções: Treineiros de Ciências Humanas/Artes; Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas e Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde.

A Comvest também anunciou a aplicação das provas na região Nordeste do País, com a inclusão da cidade do Recife para aplicação do exame, tanto na primeira quanto na segunda fase do vestibular de 2025.

Calendário

As inscrições para o vestibular da Unicamp poderão ser feitas até o dia 30 de agosto. A taxa de inscrição será de R$ 210 e poderá ser paga até dia 10 de setembro.

A primeira fase será realizada no dia 20 de outubro de 2024, e a segunda fase acontecerá nos dias 1.º e 2 de dezembro de 2024.

A divulgação dos aprovados em primeira chamada será em 24 de janeiro de 2025.

Vagas

O vestibular da Unicamp oferece 2.537 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área.

Continua após a publicidade

Vagas específicas

Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 20 e 30 de setembro).

Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 11 e 13 de dezembro.

Cidades

A primeira fase será aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo:

Americana

Continua após a publicidade

Araçatuba

Barueri

Bauru

Botucatu

Bragança Paulista

Campinas

Continua após a publicidade

Franca

Guarulhos

Indaiatuba

Jundiaí

Limeira

Lorena

Continua após a publicidade

Marília

Mogi das Cruzes

Mogi Guaçu

Osasco

Piracicaba

Presidente Prudente

Continua após a publicidade

Ribeirão Preto

Santo André

Santos

São Bernardo do Campo

São Carlos

São João da Boa Vista

Continua após a publicidade

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Sorocaba

Sumaré

Valinhos

Continua após a publicidade

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do vestibular da Unicamp outras seis capitais:

Belo Horizonte

Brasília

Curitiba

Fortaleza

Recife

Continua após a publicidade

Salvador

Deixe seu comentário

Só para assinantes