Topo

Costa Concordia fará sua última viagem no dia 11 de maio

Stefano Rellandini/Reuters
Imagem: Stefano Rellandini/Reuters

Em Gênova (Itália)

08/05/2015 18h33

O navio Costa Concordia fará sua última viagem na próxima segunda-feira (11) e deverá ser demolido completamente no porto de Gênova, informou nesta sexta-feira (8) a Capitania dos Portos. A saída será às 16h (horário local) e a chegada prevista ao seu destino final será às 8h30 (horário local) da terça-feira (12).

A navegação da estrutura será feita através de seis rebocadores a determinadas condições de vento e clima. Ela será interrompida caso algo mude durante o percurso e coloque em risco a segurança dos envolvidos. Para prender os restos do transatlântico no porto serão necessárias outras oito embarcações.

O Costa Concordia deixou a ilha de Giglio --onde sofreu o acidente no dia 13 de janeiro de 2012, matando 32 pessoas-- no dia 23 de julho de 2013 e, após quatro dias de navegação, os restos chegaram à Gênova. Atracado no cais do quebra-mar do porto, o consórcio que faz a sua desmontagem e reciclagem já retirou 5.700 toneladas de materiais. Com isso, foi possível retirar o casco da estrutura para outro local.

O capitão do transatlântico, Francesco Schettino, foi condenado a pouco mais de 16 anos de prisão. Porém, apesar da condenação, "o capitão covarde" --como ficou conhecido-- ainda não está atrás das grades.

Saiba quais foram os piores acidentes marítimos da história