Topo

Doceria do Reino Unido que negou pedido a gay é condenada

Fachada da Ashers Baking Company, em Belfast, na Irlanda do Norte - Paul Faith/AFP
Fachada da Ashers Baking Company, em Belfast, na Irlanda do Norte Imagem: Paul Faith/AFP

Em Londres

19/05/2015 17h21

Uma confeitaria da Irlanda do Norte foi condenada por "discriminação sexual" após ter se negado a fazer um bolo com um slogan a favor do casamento gay.

O caso, ocorrido em julho do ano passado, se deu quando a Ashers Baking Company, uma das lojas mais tradicionais do ramo no país, não quis aceitar a encomenda de um bolo com a frase "support gay marriage" ("apoie o casamento gay"), junta de uma foto dos personagens Bert e Ernie, do desenho "Vila Sésamo", e do logo da ONG "QueerSpace".

O doce foi encomendado pelo ativista dos direitos LGBT no Reino Unido Gareth Lee para um evento do Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia na cidade de Bangor.

Na época, os proprietários da confeitaria disseram que a decisão foi tomada a partir das suas convicções religiosas, cristãs, que são contrárias ao casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.

Com o veredicto da juíza Isobel Brownlie a favor de Lee, o estabelecimento terá de pagar uma multa de 500 libras esterlinas. A Irlanda do Norte é o único país do Reino Unido que ainda não tem leis relacionadas ao casamento homossexual.