Neta de Mussolini pode encabeçar lista eleitoral em Roma

ROMA, 29 ABR (ANSA) - O conservador Força Itália (FI), partido presidido pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, deve escolher a eurodeputada Alessandra Mussolini, neta do ex-ditador fascista Benito Mussolini, para encabeçar sua lista nas eleições administrativas em Roma, marcadas para 5 de junho.   

A escolha ainda não foi confirmada, mas as lideranças da legenda na capital italiana trabalham em favor do nome da parlamentar europeia. Na Itália, os conselheiros municipais (cargo equivalente ao do vereador brasileiro) são escolhidos por meio de listas, ou seja, cada partido ou coalizão apresenta uma relação de candidatos, e o eleitor optará por aquela que mais lhe agradar.   

Ao votar, o cidadão pode marcar apenas a legenda ou apontar também o nome do postulante de sua preferência. Ao liderar uma lista, o candidato ganha certa preferência, já que será o primeiro beneficiado por um voto no partido ou coalizão, além de ter mais visibilidade durante a campanha. Já os prefeitos são eleitos por votação direta, com possibilidade de segundo turno, assim como no Brasil.   

Alessandra Mussolini, de 52 anos, é fruto do casamento entre Anna Maria Scicolone e Romano Mussolini, quarto filho do ex-ditador, e tem um passado como atriz e cantora. Sua trajetória política começou em 1992, sendo eleita para cinco mandatos como deputada. Em 2013, ganhou uma vaga no Senado, de onde só saiu um ano depois, para ocupar um assento no Parlamento da União Europeia.   

"Ajudem, ajudem! Mussolini cabeça de lista do Força Italia? O novo que avança... A verdadeira mudança para Roma...", ironizou a candidata a prefeita Virginia Raggi, do Movimento 5 Estrelas (M5S), partido que cresceu na esteira da descrença com os políticos tradicionais. Na última quinta-feira (28), Berlusconi havia anunciado seu apoio ao empreendedor independente Alfio Marchini, que tem como slogan a frase "livre de partidos" e se define como "novo". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos