Borra de café filtra metais pesados da água, revela estudo
SÃO PAULO, 28 SET (ANSA) - Um novo estudo realizado pelo Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) mostrou que o café é capaz de retirar metais pesaddos da água, como chumbo e mercúrio. Para isso, os cientistas criaram um espécie de esponja porosa com o produto. Composta por 60% de restos de café, material descartado aos montes no mundo todo, e 40% de plástico e açúcar, a esponja absorve esses elementos químicos prejudiciais à saúde. Os primeiros testes mostraram que 99% dos metais foram eliminados da água após 30 horas em contato com esse material, em contraponto, apenas 65% dos contaminantes foram filtrados da água que só passou pela esponja.
Os cientistas misturaram as borras de café, silicone e açúcar e esperaram solidificar. Após sólido, o material foi colocado na água, onde o açúcar se dissolveu e criou naturalmente as "bolhas" da esponja. Econômica, sustentável e resistente, a esponja é uma nova aposta das pesquisas nanotecnológicas da Itália. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
Os cientistas misturaram as borras de café, silicone e açúcar e esperaram solidificar. Após sólido, o material foi colocado na água, onde o açúcar se dissolveu e criou naturalmente as "bolhas" da esponja. Econômica, sustentável e resistente, a esponja é uma nova aposta das pesquisas nanotecnológicas da Itália. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.