Alemanha busca suspeito de planejar atentado a aeroporto

Em Roma

  • Police Sachsen/AP

    Foto divulgada pela polícia da Saxônia mostra o sírio Jaber Albakr, 22, suspeito de estar preparando um atentado a bomba na Alemanha

    Foto divulgada pela polícia da Saxônia mostra o sírio Jaber Albakr, 22, suspeito de estar preparando um atentado a bomba na Alemanha

A polícia da Alemanha está em busca de um cidadão sírio de 22 anos suspeito de ligações com grupos terroristas e que conseguiu escapar neste sábado (8) de uma blitz na cidade de Chemnitz, no Estado da Saxônia.

O suspeito foi identificado como Jaber Albakr, de acordo com a agência de notícias DPA, e teria "planejado um atentado com dinamites contra um aeroporto da Alemanha".

O site da revista semanal "Focus" publicou que foi lançado um mandato de captura internacional contra o suspeito, mas a polícia não confirmou a informação.

No apartamento do sírio em Chemnitz foram encontrados explosivos e a região precisou ser evacuada por precaução. A operação policial ocorreu na manhã de hoje e foram invadidos alguns imóveis no bairro Fritz-Heckert.

As autoridades relevaram fotos do suspeito e deram um número para as pessoas ligarem caso encontrem o homem, que vestia uma jaqueta preta de capuz no momento da fuga. Ele é considerado de "alta periculosidade para a cidade e para toda a Alemanha" e já estava sendo monitorado há meses.

Ainda não há informação sobre o grupo terrorista ao qual o suspeito seria ligado ou sobre o envolvimento do Estado Islâmico (EI) no caso. A organização tem diversos seguidores na Europa e já participou de ataques no continente, como dos atentados de Paris e de Bruxelas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos