Italiano condenado por homícidio é inocentado após 20 anos

TARENTO, 23 FEV (ANSA) - O Tribunal de Catanzaro, na Itália, absolveu nesta quinta-feira (23) um italiano acusado de homícidio após ficar preso por 20 anos sendo inocente.   

Angelo Massaro, de 51 anos, foi solto "por não ter cometido o crime" pelo assassinato de Lorenzo Fersurella, morto em Tarento em outubro de 1995, e por não ter ocultado o cadáver.   

O italiano havia sido condenado a 30 anos de prisão. No entanto, o Tribunal de Cassação recolheu um pedido solicitado pelo advogado de defesa, Salvatore Maggio, para rever o processo.   

"Meu cliente ainda está em Catanzaro. Me ligou a pouco e se sente um pouco confuso. Não é fácil depois de 21 anos, sempre em uma cela, ver um carro, um bar, a rua. O mundo mudou. A cabeça está girando", afirmou à ANSA Maggio.   

Massaro foi preso em 15 de maio de 1996 com base em uma escuta telefônica e na declaração de um representante da justiça que confirmou seu envolvimento. Desde então, o italiano passou por diversos presídios da Itália, em Foggia, Carinola, Tarento, Melfi e Catanzaro.   

Durante os 20 anos de reclusão, Massaro, que é casado e tem dois filhos, escreveu várias cartas para o Ministério da Justiça, o Departamento de Administração Penitenciária, além de blogs e associações na tentativa de provar sua inocência.   

Por sua vez, seu advogado conseguiu alegar sua inocência comprovando, por meio de documentos, testemunhos e interceptação de outro processo judicial, que Massaro estava em um lugar diferente de onde a vítima apareceu. "Finalmente a verdade foi revelada. Quando ele foi preso seu segundo filho tinha apenas 45 dias. Agora ele vai estar de volta e seus filhos já estão adultos. Esta é uma história muito especial", ressaltou Maggio. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos